Oficina de Mediação

A Remuneração do Mediador e a Resolução 271

Faça sua inscrição preenchendo o formulário e aguarde a confirmação que será remetida ao e-mail informado, com as instruções.

Oficina de Mediação

é um projeto idealizado pelo Instituto Espaço integral e tem por objetivo conectar interessados nas temáticas dos MASCs, Meios Adequados de Solução de Conflitos, especialmente a autocomposição, mediação, conciliação, práticas restaurativas, e arbitragem, suas práticas, métodos e ferramentas.

 

Veja mais detalhes logo abaixo nesta mesma página.

Quando

A próxima Oficina de Mediação ocorrerá na Segunda-Feira, dia 25 de fevereiro de 2019 das 9 às 12 horas.

Onde

Será na Biblioteca da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo à

Av. Rangel Pestana, 300, Centro, São Paulo, SP,  01017-911

17º andar

Imediações da estação Sé do Metro de São Paulo

Facilitador

A Oficina será conduzida pelo Eng. Helio Godau, pós graduado em administração, com vasta experiência em automação de projetos de engenharia e implantação de novas tecnologias, empreendedor, mediador de conflitos de interesses interpessoais, pesquisador dos métodos adequados para solução de conflitos, voluntário colaborando com TJSP e APAMEC, e integrante da comissão de direito de família na subseção Santana da OAB-SP

Quanto

A participação nessa Oficina de Mediação é gratuita, sendo no entanto necessário o prévio cadastramento tendo em vista que as vagas são limitadas.

Apoio Institucional

APAMEC, logo, 459x159.jpg

Apoio Cultural

Logo_Fazesp_800x800_FundoTransparente_Positivo.png

Público Alvo

  • Mediadores e Conciliadores judiciais e extrajudiciais;
  • Os que ainda estão estudando mediação ou conciliação;
  • Observadores;
  • Pesquisadores dos MASCs;
  • Gestores de câmaras de mediação;
  • Gestores de CEJUSCs;
  • Estudantes de direito;
  • Advogados em geral, mas especialmente aqueles que assessoram seus Clientes nas audiências de mediação e conciliação;
  • Profissionais que atuam como prepostos; e
  • Todos os apoiadores do sistema multiportas de justiça.

 

Imediações da estação Sé do Metro de São Paulo

Resposta 1

Na próxima Oficina de Mediação falaremos a respeito da remuneração dos mediadores, tendo em vista a recente publicação da Resolução 271 do CNJ.

Voltar

Resposta 2

Sim, e muito. Ela estabelece os parâmetros necessários para que os tribunais de justiça e os tribunais regionais de todo o Brasil estabeleçam a remuneração dos mediadores e conciliadores que, neste momento, atuam como voluntários.

Voltar

Resposta 3

O que há em São Paulo é uma lei que garantiria, se fosse pago, o abono indenizatório dos mediadores e conciliadores voluntários. Observe que esse abono não pode ser confundido com remuneração, porque tem por objetivo cobrir despesas como pedágio, locomoção, estacionamento, e lanche.

Voltar

Resposta 4

Sim, eu diria que ela é imprescindível. Sem essa resolução, os tribunais não teriam como determinar o pagamento aos Mediadores e Conciliadores. Ela atende a determinações do novo CPC e da lei da Mediação.

Voltar

Resposta 5

O Mediador vai entender como ele será remunerado pelo seu serviço e como ele deve preparar o seu orçamento de uma mediação, quais variáveis estarão em jogo, quem e quando efetuará o pagamento, suas obrigações e compromissos, os relatórios envolvidos, o que pode e não pode ser cobrado e o compromisso com o hipossuficiente.

Voltar

Resposta 6

São os Mediadores e Conciliadores judiciais e extrajudiciais; os que ainda estão estudando mediação ou conciliação; os observadores; os pesquisadores dos MASCs, os gestores de câmaras de mediação; os gestores de CEJUSCs; os estudantes de direito; os advogados em geral, mas especialmente aqueles que assessoram seus Clientes nas audiências de mediação e conciliação; os profissionais que atuam como prepostos; e todos os apoiadores do sistema multiportas.

Voltar

Resposta 7

A Oficina ocorrerá no próximo dia 25 de fevereiro, às 9 horas na Biblioteca da Fazenda do Estado de SP que fica à Av. Rangel Pestana, 300, 17º andar, nas imediações da estação Sé do Metrô de São Paulo.

Voltar

Resposta 8

Não haverá custo para os participantes.

Voltar

Resposta 9

A oficina será conduzida pelo Eng. Helio Godau, engenheiro pós graduado em administração, ambos pela Universidade Mackenzie, com quase 30 anos de experiência em automação de projetos de engenharia e implantação de novas tecnologias, empreendedor, mediador de conflitos de interesses interpessoais, pesquisador dos Métodos Adequados para Solução de Conflitos, voluntário colaborando com TJSP e APAMEC, e integrante da comissão de direito de família na subseção Santana da OAB-SP.

Voltar

Resposta 10

Sim, aos que comparecerem a essa Oficina de Mediação, a ESPAÇO integral concederá certificado de participação.

Voltar

Resposta 11

Esse evento só foi possível a partir do apoio da APAMEC, Associação Paulista dos Mediadores e Conciliadores e da FAZESP, Escola Fazendária do Estado de São Paulo.

Voltar